SAIBA QUAIS ESTADOS JÁ ADERIRAM AO MTR ONLINE

17 de Janeiro de 2019

SAIBA QUAIS ESTADOS JÁ ADERIRAM AO MTR ONLINE

O Sistema MTR consiste num sistema público para gestão da destinação de resíduos e efluentes e ele é responsável por executar 3 funções fundamentais: o registro das movimentações de resíduos e efluentes, o acompanhamento de cada carga e produzir informações gerenciais a partir desses dados.

Em 2015, o estado de Santa Catarina foi o pioneiro a instituir o Sistema MTR, dando início a um dos maiores avanços na gestão de resíduos sólidos desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De lá para cá mais Estados aderiram ao MTR online e há uma tendência à realização online dos MTR’s de forma a centralizar as informações e obter controle geral dos resíduos gerados nos Estados brasileiros.

Nos últimos 2 anos os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais firmaram cooperação técnica com o IMA (antiga FATMA) e com a Abetre, para implementar o mesmo sistema, com adaptações às suas peculiaridades e outros estados estão avaliando seguir o mesmo caminho.

Atualmente, os estados que exigem a geração do MTR diretamente pelo site são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina através dos respectivos sites:

Entre as vantagens práticas do novo modelo, estão o fim da geração de talonário em papel, o fim da cobrança de taxas para emissão das autorizações e maior segurança para as empresas.

No entanto, para os Estados que ainda não possuem emissão de MTR diretamente pelo site do órgão ambiental, uma alternativa interessante é gerá-lo de forma automática através de um software especializado para a gestão de resíduos, como o meuResíduo, uma ferramenta com aplicativo integrado que oferece rastreabilidade total de todo o ciclo de vida dos resíduos.