RECEBA ALERTAS DE VALIDADES DAS LICENÇAS AMBIENTAIS E CONDICIONANTES DE SEUS CLIENTES

21 de Março de 2019

RECEBA ALERTAS DE VALIDADES DAS LICENÇAS AMBIENTAIS E CONDICIONANTES DE SEUS CLIENTES

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo, exigido pelo Poder Público para controle ambiental, cuja função administrativa é autorizar, acompanhar e implantar a operação das atividades e/ou empreendimentos com potencial poluidor que fazem uso dos recursos naturais.

Já as condicionantes são compromissos que a organização assume com o Órgão Ambiental para a obtenção das licenças prévias, de instalação e de operação. Esta documentação é parte importante para a garantia da conformidade e sustentabilidade do empreendimento.

Nos últimos anos a quantidade de condicionantes nas licenças ambientais vem aumentando gradativamente em função da evolução da própria legislação vigente, que por sua vez traz novos critérios de análises e formas de verificação de impactos ambientais, bem como novos métodos de prevenção e mitigação dos mesmos.

O não atendimento de qualquer condicionante gera autuações e a aplicação de penalidades como multas, e, ainda, a licença expedida, pode ser suspensa ou cancelada, a critério do órgão ambiental.

Por este e outros motivos, muitas empresas optam por contratar consultorias ambientais para que estas se responsabilizem pelo licenciamento ambiental e controle das suas condicionantes. Pensando nisso, o meuResíduo desenvolveu um módulo específico para as consultorias ambientais centralizarem as informações dos clientes, principalmente a parte de licenças ambientais e condicionantes.

O software permite cadastrar todas licenças e condicionantes dos clientes com suas respectivas validades e prazos de renovação. É possível ainda configurar para receber alertas automáticos sempre que há alguma licença por vencer ou uma condicionante a ser cumprida.

A partir daí você não precisará mais preocupar-se com os prazos das licenças e condicionantes de seus clientes, pois o software se encarregará de avisá-lo quando alguma licença está por vencer ou quando precisa cumprir com alguma condicionante.

Dessa forma, sua consultoria garante mais organização com documentos e centralização de informações, além de garantir maior segurança aos clientes quanto aos riscos de multas ou paralisações e até mesmo interdições devido ao não cumprimento dos prazos legais.