Razões para reciclar

11 de Janeiro de 2017

Razões para reciclar

Reciclar significa reaproveitar produtos usados como matéria-prima. Quanto mais você reciclar, mais você estará contribuindo para preservar o meio ambiente.

RECICLAGEM
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo: papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

- Reciclagem economiza energia
Já que o fabricante não tem que produzir algo novas matérias-primas de recursos naturais. Usando materiais reciclados economiza no consumo de energia, o que mantém os custos de produção baixos. Cada lata de alumínio reaproveitada gera uma economia de energia equivalente ao consumo de uma TV por três horas.

- Reciclar preserva muitos recursos naturais
Reciclar 1 tonelada de plástico economiza 130 Kg de petróleo, um recurso natural que pode se esgotar em menos de 40 anos. No Brasil, consumimos mais de 6 milhões de toneladas de plástico por ano, mas apenas 21% é reciclado.

- Reciclagem evita intoxicação
Baterias de celular ou pilhas liberam componentes tóxicos como cádmio, chumbo e mercúrio, que podem contaminar o solo e as águas. Essas substâncias podem oferecer risco à saúde e intoxicar o fígado, rins e pulmões. É por isso que elas devem ser descartadas de maneira apropriada e não no lixo comum.

- Reciclar geram empregos
Só no Brasil, a indústria da reciclagem emprega mais de 500 mil pessoas, direta ou indiretamente, indo desde catadores até artesões. Um estudo da Fundação Friedrich Ebert Stiftung, em Israel, revelou que a reciclagem gera em média 5 empregos a cada mil toneladas.

- Reciclar ajuda na conservação do solo
Mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, boa parte do lixo produzido no Brasil ainda é destinado aos lixões, locais onde o lixo fica exposto a céu aberto, sem o devido tratamento, podendo facilmente contaminar o solo e os lençóis freáticos. Aumentar a quantidade de lixo reciclado significa também diminuir a quantidade de lixo descartada inapropriadamente, poupando o solo que fica inutilizado após a contaminação.

- Reciclagem previne enchentes
Uma garrafa plástica de refrigerante pode levar 1milhão de anos para decompor-se. Reciclando, você não deixa que esse material se acumule nos rios, provocando enchentes. Boa parte das enchentes é causada por excesso de lixo entupindo bueiros. Diminuir o excesso de lixo é fundamental para combater as enchentes nas cidades.


Contribuições da reciclagem para a natureza:
50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado = 1300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado = 5000Kg de minérios extraídos poupados


MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS
Os 3 Rs:
1 Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois
2 Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para
3 Reciclar.

Reciclar é contribuir com a preservação ambiental e qualidade de vida das pessoas. Cada um deve fazer a sua parte separando o lixo reciclável do não reciclável e descartando esses resíduos corretamente.

Faça parte de um mundo cada vez mais verde e sustentável!