Rastreabilidade na gestão de resíduos em empresas

09 de Maio de 2017

Rastreabilidade na gestão de resíduos em empresas

Rastreabilidade na gestão de resíduos em empresas


O significado da palavra rastreabilidade influencia diretamente no desempenho da gestão de empresas prestadoras de serviço de coleta de resíduos, gerenciadores dos próprios resíduos ou responsáveis pela destinação final deles.

Neste texto vamos compreender os fatores que destacam a importância de captar as informações sobre os resíduos da sua empresa. Vamos iniciar falando de como ter eficiência entre os processos administrativos e operacionais.

Organização é a palavra-chave

Para que a organização seja efetiva, é necessário trabalhar com sistemas confiáveis de processamento e armazenagem dos dados.

A partir disso, você pode usufruir de funcionalidades específicas para o serviço que a sua empresa presta. Por exemplo, um dashboard que demonstra as rotas de coleta, quais equipes farão o trabalho ou qual equipamento e documentação levar em cada ponto.

De nada adianta cadastrar as informações de forma perfeita no setor administrativo, se elas não chegarem em tempo real para as equipes de campo. Esta é uma característica tecnológica que garante o diferencial no desempenho das atividades. Obter as informações de forma remota entre todos os setores de uma empresa, é decisivo para a transparência do processo entre cliente/fornecedor.

Mas de que forma proporcionamos mobilidade aos dados?


Ao longo dos anos a tecnologia contribuiu significativamente para resolver isso. Da mesma forma que a equipe administrativa disponibiliza o cronograma do trabalho para as equipes de campo no sistema web, a equipe operacional acessa e atualiza as informações em tempo real em um dispositivo móvel (celular ou tablet).

A partir da implantação dessa nova prática na empresa é possível rastrear todo o ciclo de vida de um resíduo: transporte, destinação, organização de rotas, mapeamento de locais de coleta, classificação de resíduos, geolocalização, captura de fotos do antes ou depois da coleta, geração de relatórios, MTRs e notificações de status por email.

Com essas funcionalidades é possível ter eficiência na gestão da rastreabilidade e visibilidade, eliminando controles manuais, garantindo qualidade e agilidade da informação da coleta, aumento da eficiência do trabalho dos motoristas /auxiliares e transparência entre a empresa e seus clientes.

Rastreabilidade e burocracia

Os principais problemas das pessoas jurídicas estão na gestão, rastreabilidade e comprovação da destinação final dos resíduos, pois estes processos são realizados e monitorados por formulários de papel, planilhas ou sistemas alimentados por dados digitados longe do fato gerador. Os processos manuais, sem validação no local de coleta, tornam as pessoas jurídicas vulneráveis sob a comprovação do fluxo do resíduo gerado.

Evoluir no processo de gestão com a ajuda da rastreabilidade móvel das informações auxilia as pessoas jurídicas na burocracia, logística e legislação, assegurando rapidez e transparência, gerando relatórios para as empresas e órgãos ambientais. Afinal, a legislação exige transparência, informações detalhadas e indicadores sobre os resíduos gerados com a comprovação da destinação final.

Conheça o meuResíduo: um sistema de gestão que garante a rastreabilidade

O meuResíduo possibilita a gestão completa dos resíduos de qualquer tipo de organização – da geração até a destinação final.

Na plataforma meuResíduo existem dois módulos: um módulo web rodando na nuvem (Microsoft Azure) para suportar a área operacional e administrativa do negócio; e um modulo mobile (App) buscando atender os usuários de campo.

O App foi desenvolvido com uma tecnologia nacional multi-plataforma suportando os três principais sistemas operacionais mobile (Android, IOS e Windows). Além disso, é possível usar o App em modo off-line pelos agentes de coleta.