Por que a reciclagem é tão importante?

06 de Fevereiro de 2020

Por que a reciclagem é tão importante?

A quantidade de resíduos gerados por dia no planeta, é de uma dimensão tão assustadora, que muitas vezes não temos noção do tamanho do problema que enterramos diariamente. Se refletirmos que a maioria dos materiais recicláveis não voltarão a ser o mesmo produto e, nem mesmo a natureza irá reconhecê-los para incorporá-los de uma forma ecologicamente correta, temos logo uma certeza, em algum momento os recursos naturais vão se esgotar

Por isso a separação dos resíduos e a reciclagem são de fundamental importância para a redução do consumo dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.


Mas o que é reciclagem?

A reciclagem é um processo que transforma os materiais usados que foram descartados em novos produtos para serem reutilizados. É possível reciclar diversos materiais, como vidro, plástico, metal e papel. Mas para esse processo ser mais eficiente, precisamos colaborar, onde estivermos com a separação dos materiais


Qual é a vantagem da reciclagem?

A cadeia da reciclagem proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais e redução da poluição da água, do ar e do solo. A indústria acaba tendo oportunidades para reduzir o custo de produção. E a população que trabalha nessa atividade, acaba conseguindo uma fonte de renda para a sobrevivência.


Como eu posso ajudar?

Podemos colaborar de várias formas, algumas vezes com soluções simples e caseiras para reaproveitar alguns materiais, como por exemplo: o reaproveitamento de garrafas de plástico, que podem ser utilizadas para armazenar água, sementes, e também podem ser utilizadas como peças decorativas. Outro exemplo é o óleo de cozinha ou óleo de fritura que pode virar sabão de ótima qualidade. E, por fim, o resíduo orgânico que pode ser compostado. Para a população que mora em áreas espaçosas, com bastante pátio, poderão enterrar boa parte do lixo orgânico, que irá se transformar em adubo natural. Para pessoas que moram em apartamento ou em locais sem pátio, pode ser feito a compostagem em caixas, que geram húmus e biofertilizantes.

Esses hábitos sustentáveis acabam proporcionando e oportunizando um passatempo saudável e a consciência de preservação da natureza. Se formos observar a grande maioria dos materiais de descartamos já possuem soluções perto de nossas residências, só precisamos fazer a nossa parte.