Plataforma online para coleta de resíduos: 5 funcionalidades essenciais

28 de Novembro de 2019

Plataforma online para coleta de resíduos: 5 funcionalidades essenciais

A logística de coleta e transporte de resíduos apresenta desafios que precisam ser superados diariamente. Garantir uma boa gestão do resíduo, cumprir a legislação ambiental, aumentar a eficiência e a rapidez nas coletas, automatizar os processos, são apenas alguns deles. E para isso, um software para gestão das coletas pode ser um grande aliado.

O desafio está justamente em unir economia, agilidade e efetividade nos processos. Algumas funcionalidades, específicas de um software para logística de transporte de resíduos são fundamentais para chegar a essa equação. Confira quais são a seguir:


1. Gestão e otimização de rotas

A roteirização das coletas é, sem dúvida, um dos processos mais complexos da logística de transportes de resíduos. As empresas que realizam essa tarefa manualmente despendem muito tempo e o risco de erros é grande, além disso, é necessário contar com uma equipe ou profissional totalmente dedicado ao planejamento.

Com um software especializado, essa tarefa é realizada em poucos segundos e o sistema identifica o trajeto que será mais rápido e econômico.


2. Acompanhamento das coletas em tempo real

A gestão das coletas será mais eficiente com o acompanhamento em tempo real. Através do software, o gestor confirma se a equipe está cumprindo com a sua rota e já verifica os resíduos que foram coletados em cada cliente. Ao sinal de qualquer imprevisto na coleta, ações poderão ser tomadas para evitar a perda da visita no cliente.


3. Registro digital de coletas

No ato da coleta, o motorista registra os resíduos coletados por meio de um aplicativo. Essa função elimina o risco de erros, elimina o uso de papel que precisam ser digitados posteriormente e automatiza a confirmação das coletas com fotos e assinatura do cliente em tempo real. Não será necessário aguardar o retorno do veículo para confirmar se as coletas foram realizadas.


4. Emissão de MTR e Ficha de emergência

Gerar esses documentos de forma manual pode ser bastante trabalhoso, principalmente quando a empresa possui muitos clientes, além do risco de erros durante o preenchimento ser maior.

Para isso, um software de gestão de resíduos deve possuir a funcionalidade de gerar automaticamente os documentos obrigatórios para o transporte de resíduos. O MTR e a Ficha de emergência são documentos que devem acompanhar a carga, principalmente quando se trata de resíduos perigosos.


5. Controle para faturamento

Conforme as coletas vão sendo conferidas no sistema, é possível gerar o relatório para efetuar o faturamento ao cliente. O sistema analisa os dados do contrato de cada cliente e verifica se houve geração de resíduo excedente. Através de um click é emitido um relatório com o valor total a ser faturado.


As 5 funcionalidades listadas acima são obrigatórias em todo software de logística para transporte de resíduos, pois garantem maior efetividade nos processos, aumentam a rastreabilidade e agilizam as coletas. Contar com um sistema que oferece todos esses recursos será fundamental para melhorar a gestão de coletas da sua empresa e garantir um melhor relacionamento com o cliente.

A meuResíduo desenvolveu um sistema completo com o objetivo de automatizar a logística de transporte de resíduos nas empresas. O sistema conta com as 5 funcionalidades listadas acima, além de uma gama de opções para auxiliar em todo o processo logístico do seu negócio.

O software e app meuResíduo é indicado para empresas que precisam agilizar processos eliminando papéis e planilhas em Excel, além de alcançar resultados mais expressivos em suas atividades com rastreabilidade e transparência para o cliente e órgãos ambientais.



FAÇA UM TESTE GRÁTIS NA NOSSA PLATAFORMA DIGITAL AGORA: https://bit.ly/2lkCthZ