Planejamento de rotas: como a sua empresa pode se beneficiar

26 de Setembro de 2019

Planejamento de rotas: como a sua empresa pode se beneficiar

A área da logística gira em torno do termo otimização, que reduz os desperdícios e possibilita o aumento da produtividade. Sendo assim, é sempre muito importante garantir que todas as etapas estejam alinhadas corretamente e que isso se dê da maneira mais econômica possível, sem comprometer o nível da qualidade do serviço.

O planejamento de coletas eficiente é uma das peças fundamentais na gestão de empresas de transporte de resíduos. Através do planejamento é possível otimizar rotas, reduzir custos, aumentar a produtividade da equipe e melhorar o atendimento ao cliente.

No entanto, fazer esse planejamento não é uma tarefa simples e exige muita cautela. Por onde começar a rota, definir a ordem de execução das coletas são as dificuldades mais rotineiras encontradas pelas empresas de logística de resíduos.

Importância de fazer o planejamento de rotas

Com a roteirização sua empresa diminui o consumo de combustível, pneus e manutenção dos veículos, além de reduzir a distância percorrida nas coletas. Isso traz muitas vantagens e, certamente, a principal delas é a economia de tempo.

Rodando por menos tempo nas estradas, se queima menos combustível. Logo, emite-se uma quantidade menor de gases poluentes. Isso é bom tanto para questões ambientais quanto para a construção da imagem da sua empresa perante a sociedade.

Como fazer o planejamento de coletas otimizadas de forma eficaz?

Através da plataforma digital meuResíduo, é possível fazer a gestão das coletas de resíduos, monitorar quando deverá ser a próxima coleta no cliente, gerir as solicitações de coletas e montar as rotas de forma otimizada levando em conta o melhor trajeto e as restrições de horário de cada cliente.

Ao mesmo tempo você consegue monitorar quantos clientes já foram atendidos e quantos ainda faltam receber a coleta. E, ao final de cada Rota gerar relatórios de execução das rotas, onde será possível avaliar se o motorista executou a rota planejada ou fez outro percurso.

O meuResíduo oferece ainda várias opções de relatórios gerenciais com as informações mais relevantes para o seu controle operacional.


FAÇA UM TESTE GRÁTIS DO SOFTWARE AGORA: https://bit.ly/2lkCthZ