O que sua empresa precisa saber sobre gestão de resíduos

02 de Julho de 2019

O que sua empresa precisa saber sobre gestão de resíduos

A gestão de resíduos pode ser entendida como o conjunto de atividades relacionadas à coleta, armazenamento, transporte, tratamento, eliminação ou reciclagem dos resíduos.

No Brasil, a Lei 12305/2010 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A Lei também deixa claro que cada gerador é responsável pelos resíduos que gera e, que estes devem ser segregados na fonte geradora.

A falta de gestão de resíduos dentro de uma empresa pode ocasionar problemas como: penalidades, multas, paradas operacionais, imagem negativa da empresa devido à poluição ambiental, perda de clientes e parcerias comerciais.

A gestão de resíduos pode ser uma importante aliada das empresas para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam no meio ambiente. Além disso, com uma eficiente gestão, sua empresa pode gerar receita com a venda de resíduos, pode identificar ineficiências do processo produtivo e reduzir custos com matéria-prima, coleta, transporte e destinação de resíduos.

No entanto, a realização de uma gestão de resíduos eficiente pode ser trabalhosa e custosa, ainda mais quando são muitos dados para gerir e o controle é efetuado de forma manual.

Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. O meuResíduo é um exemplo de software que permite realizar a gestão completa dos resíduos e fornece informações de cada etapa do processo.

O software pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, pois depende apenas de acesso à Internet, ele ajuda sua empresa a garantir que tudo ocorrerá dentro da legalidade.

Desta forma, a adoção de um sistema especialmente desenvolvido para resolver os desafios diários da gestão de resíduos, gera resultados positivos e economia de tempo com retrabalhos e controles manuais.