Melhores práticas de gerenciamento de resíduos

05 de Novembro de 2019

Melhores práticas de gerenciamento de resíduos

Até certo tempo, as sobras dos processos produtivos eram encaminhadas para destino final sem passar por nenhum processo de segregação e/ou reutilização. Simplesmente o que não era mais útil para uma empresa acabava sendo encaminhado para aterro e lixões.

No entanto, com o avanço das preocupações ambientais juntamente com as legislações em paralelo com a fiscalização fez surgir uma grande mudança de comportamento dentro das empresas. Os gestores perceberam que a grande quantidade de resíduo era uma nítida evidência de desperdício na produção. Assim torna-se importante para a indústria conhecer a caracterização dos resíduos por ela gerados, principalmente quanto a sua periculosidade, as formas adequadas de armazenamento, transporte e disposição.

Lei 12.305/2010 – Gestão de resíduos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi um marco regulatório no Brasil quanto ao gerenciamento dos resíduos. A lei traz uma série de obrigações e responsabilidades dos geradores e da sociedade quanto ao manejo e destinação correta dos resíduos.

E ainda estabelece a seguinte ordem de prioridade no gerenciamento dos resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada.

Práticas de gerenciamento de resíduos

Mais importante que gerir os resíduos sólidos de maneira apropriada é a redução da produção dos resíduos. Quanto menos resíduos a empresa produzir, menor será seu passivo ambiental, menor a chance de causar algum impacto no meio ambiente e, consequentemente menores serão os custos com transporte e destinação final.

As melhores práticas na gestão de resíduos são aquelas que se utilizam dos processos de redução, reciclagem, reuso e reutilização, quando possível, ou da destinação final adequada dos rejeitos.

Pensar em formas para diminuir a quantidade de resíduos sólidos deve ser parte da estratégia da empresa visando o atendimento da PNRS, a consciência ambiental e formas de economizar custos com a gestão de resíduos.

Um software para gerenciamento de resíduos é um grande aliado das empresas, visto que os indicadores e relatórios são gerados automaticamente e o gestor consegue visualizar em tempo real como está a gestão de resíduos da empresa.

Além disso, a plataforma meuResíduo possibilita o controle de licenças e documentos da empresa e dos fornecedores, envia alertas de vencimentos, emite documentos como o MTR e a Ficha de emergência e ainda permite estabelecer metas de redução de resíduos, mantendo toda a informação disponível em um ambiente seguro e online.


FAÇA UM TESTE GRÁTIS NA NOSSA PLATAFORMA DIGITAL AGORA: https://bit.ly/2lkCthZ