ENTENDA OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE

30 de Abril de 2019

ENTENDA OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade não está ligada somente com o meio ambiente, mas também, ao meio social e econômico, formando assim, os três pilares que visam garantir a integridade do planeta e melhorar a qualidade de vida.

Vamos então entender um pouco mais sobre os três pilares da sustentabilidade:

  • Social: refere-se ao capital humano, como a criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, leis de amparo às necessidades da população e desenvolvimento de políticas de melhorias em áreas como educação, segurança e lazer. Este pilar parte do princípio que a busca por uma sociedade sustentável deve passar pela ideia de se ter uma sociedade bem cuidada e saudável. Além disso, é importante proporcionar um ambiente de estímulo à criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, a fim de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo de todos os envolvidos.
  • Ambiental: o pilar ambiental tem suas raízes nas diversas formas de se buscar a preservação ambiental, dos recursos naturais, e da diminuição dos estragos causados ao meio ambiente ao longo do tempo. É nesta etapa que as empresas estudam as formas de realizar suas operações causando o menor impacto possível ao meio ambiente.
  • Econômico: refere-se a assuntos sobre produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Para haver sustentabilidade, uma empresa não pode lucrar às custas de exploração de trabalho ou de exploração irresponsável ou criminosa do meio ambiente. A área financeira se beneficia muito de atitudes sustentáveis, pois elas reduzem materiais, energia e água, reduzindo também a sua conta no fim do mês. Ou seja, há um processo cíclico de benefícios entre sustentabilidade e economia.

Por meio destes pilares que avaliam a sustentabilidade de uma empresa, é possível identificar o quão próximo ou não uma organização está de ser sustentável. Sendo assim, uma empresa sustentável é aquela que no final da sua avaliação manteve o seu nível anterior de desempenho ou promoveu atividades no sentido de melhoria do nível ocupado nas três áreas.

É fundamental que os três pilares da sustentabilidade interajam entre si de forma plenamente harmoniosa, pois sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. Cada um dos pilares retrata um contexto em que a sustentabilidade é aplicada, ao mesmo tempo em que um depende do outro para se sustentar.