Entenda a importância do monitoramento da geração de resíduos nas empresas

16 de Janeiro de 2020

Entenda a importância do monitoramento da geração de resíduos nas empresas

O gerenciamento e a destinação correta dos resíduos são exigências das empresas geradoras para estarem em dia com a legislação, garantindo o bom funcionamento de suas atividades.

O controle do volume de resíduos gerados implica diretamente na gestão, uma vez que cada resíduo demanda um tipo de tratamento e/ou destinação final específicos. Para tal, a empresa deve comprovar por meio de documentação específica a forma de tratamento e destinação que cada resíduo foi submetido, garantindo sua total segurança.

O monitoramento ou rastreamento é uma forma estruturada e organizada do gerador obter informações detalhadas de todos os resíduos encaminhados à destinação final. O controle deve conter as informações do gerador, tipo de resíduo, volume, informações da transportadora que realizou a destinação e os dados da empresa receptora dos resíduos.

Monitorar ou rastrear os resíduos permite que as empresas tenham controle sobre seus materiais até sua destinação final. Esse controle é importante para que a empresa tenha garantia que seus resíduos foram corretamente destinados. É importante também que, para fins de auditoria, a empresa mantenha as notas fiscais do transporte, MTR’s e os Certificados de Destinação sempre disponíveis.

Para isso, o uso da tecnologia digital surge como grande aliada para as empresas reduzirem custos e manterem as informações centralizadas e disponíveis a qualquer hora. Com o auxílio de softwares, como o meuResíduo, o monitoramento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Além disso, ele aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

O monitoramento é online, garantindo de forma rápida e eficiente o rastreamento de informações sobre os resíduos gerados, armazenados e destinados, a obtenção de relatórios, geração de MTR e documentos sobre a destinação. A plataforma disponibiliza ainda o status sobre o recebimento dos CDF’s, emitindo alertas sempre que o documento não constar nos arquivos dos descartes.

Com o meuResíduo, além da agilidade para obter os dados da gestão de resíduos, são sanadas as falhas feitas pelos controles tradicionais, contribuindo positivamente à rotina dos profissionais responsáveis pela gestão dos resíduos nas empresas.