Diferenças entre um aplicativo para smartphone (app) e um site mobile (web app)

22 de Outubro de 2019

Diferenças entre um aplicativo para smartphone (app) e um site mobile (web app)

Com nomes parecidos e mesmo lugar de acesso no smartphone, as empresas acabam confundindo seus clientes dizendo que possuem softwares para todas as aplicações.

Por vezes, notamos que muitas empresas noticiam que possuem app integrado em sua plataforma digital (utilizamos aqui o conceito de plataforma digital como sendo um modelo de negócio baseado em tecnologia). Ou seja, além do site, também existe o app, para coletar via smartphone ou tablet, informações fora do ambiente da empresa que podem ser acessados remotamente em tempo real por quem estiver no escritório.

Portanto, qual solução tecnológica contratar?

Antes de tomar essa decisão, leia o conteúdo que preparamos para explicar as diferenças para essas duas questões (app e web app) que são recorrentes em nosso dia-a-dia.

Qual tipo de app a empresa tem? Qual é a diferença entre eles?


Web app ou site mobile

Um site com layout bem preparado, se adapta ao formato da tela do computador, ao formato do tablet e do smartphone, as informações até mudam de posição, mas o tamanho delas é preservado.

Na verdade, todo site funciona em um smartphone, porque o navegador (browser), é a mesma coisa em um computador ou em um smartphone, a grande diferença persiste se o site é responsivo ou não.

Se o site não for responsivo, vamos ver o usuário usar a famosa “mão de aranha”, diminuindo e aumentando o zoom (resolução). Assim a experiência do usuário é ruim e a tendência é ele desistir de usar o site.

Você pode descobrir se um site é responsivo abrindo uma página de internet e reduzir o navegador na horizontal ou abrir o site em um smartphone, ali conseguirá verificar a responsividade do site.

Bom, falamos sobre o formato responsivo, mas existe um modelo diferente, o Web app ou site mobile, ele usa a tecnologia responsiva, mas possui um formato diferente do convencional. Geralmente, é apresentado em formato de lista, para facilitar a navegação, mas ele é apenas um web site com um formato diferenciado. Que também utiliza o navegador e, pois você apenas consegue inserir algumas informações, não interagir com as ferramentas disponíveis do seu smartphone.


Aplicativo para smartphone ou aplicativo mobile (app)

A diferença entre um web app e um aplicativo para smartphone (app) é grande. Na verdade, é totalmente diferente. A primeira grande diferença é que um app precisa ser instalado e roda diretamente dentro do sistema operacional do smartphone, por isso ele atinge um desempenho muito melhor, roda off-line (fora da rede) e tem a capacidade de utilizar os recursos do dispositivo, como a câmera, a tela touch screen, leitor de digital, entre outros.

Por se tratar de um software, precisa trabalhar com os diferentes sistemas operacionais dos smartphones, é uma tecnologia recente e existe pouquíssima mão de obra disponível, esse conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo muito mais caro que um web app.

Então se tratando de coleta de evidência, otimização de rotas, falta de sinal de rede, não existe como fugir do aplicativo para smartphone (app), principalmente pela usabilidade e performance, e isso só a meuResíduo possui no Brasil.


FAÇA UM TESTE GRÁTIS NA NOSSA PLATAFORMA DIGITAL AGORA: https://bit.ly/2lkCthZ