Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de Junho de 2019

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente ao redor do mundo, através de iniciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente, de forma a causar impactos positivos no planeta.

A data foi estabelecida pela ONU durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, como inesgotáveis.

A conscientização ambiental pode começar dentro das nossas próprias casas com algumas atitudes sustentáveis básicas, como:

  • Economize água: É importante não deixar a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes ou lavando a louça, reduzir o tempo no banho também contribui para a economia de água.
  • Separe os resíduos recicláveis e não recicláveis, dividindo entre plástico, vidro, metal, papel, orgânico e rejeitos. Descartar lâmpadas, pilhas e baterias nos lugares apropriados é outra atitude sustentável que pode ser posta em prática facilmente.
  • Diminua o uso do carro, compartilhe caronas com amigos para o trabalho e prefira ir a pé a lugares próximos de sua casa.
  • Prefira produtos com menos embalagens. Utilizar sacolas retornáveis é uma prática que contribui com a redução do lixo plástico.
  • Troque as lâmpadas comuns por modelos de lâmpadas LED, estas economizam mais energia.
  • Desligue as luzes dos ambientes e retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver utilizando.