Das planilhas ao app: como a tecnologia pode melhorar a eficiência da gestão de resíduos

23 de Janeiro de 2020

Das planilhas ao app: como a tecnologia pode melhorar a eficiência da gestão de resíduos

Usar planilhas na gestão de resíduos em empresas podem ter algumas vantagens pelo fato de ser uma ferramenta acessível, possuir um baixo custo e poder ser acessada no modo offline. Porém, no mundo atual onde as informações chegam com extrema rapidez e a necessidade de estar sempre atualizado é primordial, a época de usar planilhas na gestão de vem perdendo espaço para novas tecnologias.

A adoção de um software que permita a gestão integrada e completa dos resíduos, da geração até a destinação/disposição final é importante para que a empresa atenda à PNRS e as demais legislações ambientais.

Além disso, todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os monitoramentos podem ser feitos em um ambiente virtual, o que possibilita maior agilidade dos processos e a segurança das informações.

A plataforma digital meuResíduo permite o lançamento da geração dos resíduos direto da fonte geradora através de um app que captura fotografias e o registro de não-conformidades. Todas as informações ficam disponíveis no sistema web, o que facilita o monitoramento e a gestão dos processos.

Gestão de documentos

Para evitar penalidades ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente às suas licenças, alvarás e certidões e a de fornecedores que prestam serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final. Através de alertas automáticos, o controle dos documentos fica mais simplificado e o gestor não precisa ficar se preocupando em perder prazos.

Emissão de documentos

A legislação ambiental exige a emissão de alguns documentos para a gestão de resíduos. Documentos como o Manifesto de Transporte de Resíduos, a Ficha de emergência, bem como o envelope podem ser gerados automaticamente através do meuResíduo.

Geração de relatórios

Manter todas as informações atualizadas em um ambiente seguro e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos para os órgãos ambientais.

Todos os dados da geração, armazenamento e descarte de resíduos ficam centralizados no software, onde podem ser visualizados e monitorados por meio de relatórios gerenciais e gráficos em tempo real, servindo de base para tomada de decisões e disponibilização de informações para órgãos ambientais. Evitando perda de informações e falhas no processo. O software facilita todo o processo e evita que as empresas sofram sanções pelo não cumprimento da legislação.

Os softwares de gestão instituem uma ferramenta que auxilia a tomada de decisões estratégicas gerando valor para as organizações. Os erros da gestão em planilhas são eliminados, uma vez que as informações são centralizadas e fazem correlações automáticas.