CONVERTENDO O SETOR DE RESÍDUOS EM RECEITA

08 de Janeiro de 2019

CONVERTENDO O SETOR DE RESÍDUOS EM RECEITA

A preocupação ambiental tem se tornado cada vez maior na sociedade e nas empresas em geral, onde a busca de recursos para minimizar os impactos ambientais tem sido constante.

A geração de resíduos sólidos é um dos principais impactos ambientais causados pelos processos produtivos e têm exigido cada vez mais atenção por parte das empresas, pois quando os resíduos não são bem gerenciados podem ocasionar a contaminação da água e do solo além de prejuízos e severas penalidades às empresas.

Um conceito que vem sendo cada vez mais aplicado pelas empresas é o dos 3R’s que tange as áreas ambiental, econômica e a social. Os 3R’s consiste em: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir ajuda a eliminar os desperdícios e significa retirar da natureza somente o necessário, gerando economia. Reutilizar orienta a necessidade de buscar novas utilidades para materiais que seriam descartados. E reciclar é a transformação das características físicas e químicas de um produto para produzir um novo. Isso elimina a necessidade da extração de novos recursos naturais e aumenta a vida útil dos aterros sanitários gerando economia.

Além da aplicação dos 3R’s, as empresas podem trabalhar a venda dos resíduos sólidos e, assim obter receita a partir dos mesmos. Por exemplo: Se um resíduo não é mais útil para uma empresa, mas possui valor comercial, ele pode ser vendido para outra organização que poderá dar nova utilidade ao resíduo, o que acarretará em mais sustentabilidade, economia e aumento na receita de ambas empresas.

O gerenciamento eficaz dos resíduos sólidos surge como uma oportunidade de as empresas reduzirem seus impactos ambientais e se tornarem mais sustentáveis ao mesmo tempo que obtêm benefícios econômicos.

Assim, o resultado financeiro da operação de gestão de resíduos, medido pela diferença entre a receita gerada pela venda dos materiais e o custo com transporte e destinação dos mesmos representa uma fonte de receita que pode ser bastante significativa.