CONTROLE DAS LICENÇAS E CONDICIONANTES COM ALERTAS ATRAVÉS DO MEURESÍDUO

06 de Novembro de 2018

CONTROLE DAS LICENÇAS E CONDICIONANTES COM ALERTAS ATRAVÉS DO MEURESÍDUO

As licenças de operação possuem prazo finito e sujeita as empresas a cumprirem uma série de condicionantes necessárias para minimizar ao máximo os impactos causados por suas atividades e seu cumprimento é uma exigência legal.

O descumprimento de qualquer condicionante pode gerar autuações e multas para as empresas e ainda a licença expedida pode ser suspensa ou cancelada, a critério do órgão ambiental, causando prejuízos e afetando diretamente os negócios.

A atuação dos órgãos ambientais tem sido cada vez mais efetiva, bem como a fiscalização do cumprimento das condicionantes, fazendo-se necessário o seu gerenciamento de forma eficaz.

Para isso, existem ferramentas que podem auxiliar as empresas quanto ao monitoramento de licenças e condicionantes, como o meuResíduo onde as empresas podem controlar, de forma eficaz e integrada, os prazos de vencimento das suas licenças e também monitorar o atendimento das condicionantes.

Através de alertas inteligentes, o sistema informa quando a empresa tem uma condicionante por cumprir ou uma licença para renovar. Dessa forma a empresa evita atrasos e elimina o risco de penalidades pelo não cumprimento dos requisitos de sua licença ambiental.

Além do controle das licenças e condicionantes da própria empresa, o meuResíduo permite monitorar também os prazos das licenças de parceiros, como os destinatários finais de resíduos emitindo alertas quando uma licença está por vencer.