Como um software pode facilitar a gestão de resíduos da sua empresa

03 de Setembro de 2019

Como um software pode facilitar a gestão de resíduos da sua empresa

O gerenciamento dos resíduos sólidos é uma questão estratégica e legalmente abordada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). O objetivo da PNRS é definir a ordem de prioridade de acordo com cada tipo de resíduo, além de indicar alternativas tecnológicas para o seu devido tratamento e/ou destinação.

Através do controle da gestão de resíduos as empresas podem obter oportunidades como a identificação de ineficiências no processo produtivo, a redução de custos e desperdícios, bem como aumentar as receitas através da venda de recicláveis.

No entanto, esse controle ainda costuma ser feito através de planilhas em Excel, documentos em Word e papéis, o que acaba dificultando a geração de indicadores de forma rápida e eficiente e até mesmo ocorrendo a perda de dados quanto à gestão.

Deste modo, softwares de gestão de resíduos, como o meuResíduo contempla desde a geração até a destinação. Ele controla qual o resíduo, fonte geradora e a quantidade que foi gerada, os períodos, bem como as formas como foi destinado.

Além disso, gera automaticamente alguns documentos que são obrigatórios no processo e exigidos pela legislação ambiental. Desta forma, é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada dos resíduos sólidos.

Diversos controles são possíveis através do software meuResíduo, dentre eles:


Controle de documentos

Para evitar penalidades ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente às suas licenças, alvarás e certidões. Além de monitorar os prazos sobre seus documentos, é possível controlar licenças de fornecedores que prestam serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados.


Emissão de documentos de forma automática

A legislação ambiental exige a emissão de alguns documentos para a gestão de resíduos. Documentos como o Manifesto de Transporte de Resíduos, a Ficha de emergência, bem como o envelope podem ser gerados automaticamente através do meuResíduo.


Controle da geração, armazenamento e destinação de resíduos

Manter todas as informações atualizadas em um ambiente seguro e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos para os órgãos ambientais.

Todos os dados da geração, armazenamento e descarte de resíduos ficam centralizados no software, onde podem ser visualizados e monitorados por meio de relatórios gerenciais e gráficos em tempo real, servindo de base para tomada de decisões e disponibilização de informações para órgãos ambientais. Evitando perda de informações e falhas no processo. O software facilita todo o processo e evita que as empresas sofram sanções pelo não cumprimento da legislação.