Como um app transforma a transparência de dados de empresas  de coleta de resíduos

14 de Janeiro de 2020

Como um app transforma a transparência de dados de empresas de coleta de resíduos

No segmento de Logística de resíduos, a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade e a eficiência operacional das transportadoras. Uma das principais razões para isso é o fato de possibilitar uma ótima versatilidade e eliminação de trabalhos manuais.

Através do app da meuResíduo, é possível atualizar as coletas, verificar rotas, enviar fotos dos resíduos coletados, visualizar mapas, capturar a assinatura do cliente, entre outras funcionalidades.

Veja alguns exemplos práticos em que a ferramenta contribui:

·Visualização pelos motoristas das rotas diárias, semanais ou mensais atualizadas;

·Atualização do status de coletas em tempo real;

·Envio de fotos dos resíduos coletados;

·Registro de incidências durante as coletas;

·Captura da geolocalização da equipe de coleta;

·Assinatura digital via app.

Com uma solução tecnológica eliminam-se os retrabalhos como o lançamento dos dados por um intermediário entre o motorista e o sistema. Isso contribui para uma operação com maior produtividade e um modelo de trabalho mais enxuto, fornecendo diversos benefícios como:

Redução de custo

Através da roteirização, o sistema programa a rota mais otimizada para o motorista. Dessa forma, a empresa reduz custo com combustível, pneu e manutenção. Além disso, reduz-se o risco de erros e o volume informado pela equipe de coleta pode ser facilmente conferido através do sistema.

Maior Controle

A possibilidade de visualização e atualização online das coletas realizadas, assim como o conhecimento do status de cada roteiro permitem maior controle operacional à transportadora.

Informação rápida

É comum surgirem ocorrências durante o transporte, seja uma não conformidade, endereço incorreto, ausência de um cliente, entre outros. A ferramenta permite também que toda e qualquer incidência seja registrada no momento em que acontece, o que aumenta o tempo hábil para solução de problemas.

Emissão automática de MTR e Ficha de emergência

Gerar esses documentos de forma manual pode ser bastante trabalhoso, principalmente quando a empresa possui muitos clientes, além do risco de erros durante o preenchimento ser maior.

Para isso, um software de gestão de resíduos deve possuir a funcionalidade de gerar automaticamente os documentos obrigatórios para o transporte de resíduos. O MTR e a Ficha de emergência são documentos que devem acompanhar a carga, principalmente quando se trata de resíduos perigosos.