Como ter um controle realmente eficiente da coleta de resíduos: implementações básicas

30 de Janeiro de 2020

Como ter um controle realmente eficiente da coleta de resíduos: implementações básicas

Na era da tecnologia digital, a informação, as plataformas de gestão e os aplicativos voltados para o ramo logístico, garantem resposta rápida para problemas logísticos e informações mais precisas durante toda a operação de coleta e transporte de resíduos.

Contar com o auxílio da tecnologia para a coleta de resíduos ajuda a otimizar a redução do tempo nas coletas e agiliza a comunicação com motoristas e clientes com envio e recebimento de informações em tempo real. As transportadoras estão cada vez mais utilizando o aplicativo da meuResíduo, que ajuda na atualização do status das coletas, envio de fotos dos resíduos coletados e sobre algum tipo de não conformidade e assinatura digital.

Além de reduzir gastos de dinheiro e tempo em processos que utilizam papel, o aplicativo pode eliminar processos de entrada de informações que utilizam um intermediário entre o motorista e a base de dados e possibilitam ter maior controle das operações da empresa, podendo acompanhar em tempo real o status de cada rota.

A plataforma digital meuResíduo ajuda também na roteirização das coletas contribuindo para a melhoria da performance logística da empresa. Problemas como ligações para se comunicar com o motorista, falta de controle sobre as coletas, rotas mal planejadas, dificuldade em fazer o fechamento do cliente e informações erradas são alguns problemas que podem ser facilmente resolvidos com o auxílio da tecnologia.

Confira alguns benefícios que a ferramenta proporciona:

·Visualização pelos motoristas das rotas diárias, semanais ou mensais atualizadas;

·Gestão e otimização das rotas;

·Atualização do status de coletas em tempo real;

·Envio de fotos dos resíduos coletados;

·Registro de incidências durante as coletas;

·Captura da geolocalização da equipe de coleta;

·Assinatura digital via app.

Enfim, contar com um aplicativo de logística não significa apenas facilitar a vida do gestor. Sabendo usufruir de todas as funcionalidades e soluções, essa tecnologia é capaz de otimizar, de forma geral, toda a gestão das coletas e operações da empresa, reduzindo custos, melhorando os processos, fidelizando os clientes e aumentando a lucratividade da empresa.