Como ter um controle eficiente da logística dos resíduos  gerados pela sua empresa

08 de Setembro de 2017

Como ter um controle eficiente da logística dos resíduos gerados pela sua empresa

Todos sofrem com os impactos causados pela poluição ao meio ambiente. Diante disso, tem-se estimulado por parte das autoridades e da iniciativa privada, a busca de soluções para os agentes poluidores. É crescente o número de indústrias que estão desenvolvendo condutas preocupadas no descarte correto baseada em ações de acordo com os princípios de sustentabilidade.

Logística Reversa

Dentre as diversas ações desenvolvidas, destaca-se a Logística Reversa. A logística reversa é um instrumento criado a parti da responsabilidade compartilhada que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.

O processo da logística reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão desse lixo. É uma forma de se preocupar com o descarte ecologicamente correto e o controle dos resíduos descartados.

A gestão inadequada do lixo gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. A logística reversa tem o papel de implementar e conduzir o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.

Empresas que adotam a logística reversa em sua cadeia produtiva acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, elas abrem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o meio em que estão inseridas.

Os benefícios ocasionados pela logística reversa aliados a melhoria nos processos se tratam:

  • • a redução de custos e de rejeitos ocasionados pelo manuseio inadequado, pois os processos precisam ser corretamente mapeados e os procedimentos formalizados

  • • o aumento da confiabilidade dos processos, o que facilitando os gestores a acessarem importantes informações para a tomada de decisão

  • • a maior contribuição para a operação logística dentro das organizações, seja pelo seu potencial econômico, como pela sua importância para a preservação do meio ambiente

  • • uma imagem institucional ligada a sustentabilidade ambiental e preocupação com o meio ambiente

  • • a melhora na relação das empresas com a fiscalização

  • • a geração de produtos mais eficientes e que usam tecnologias limpas

Como controlar a logística reversa com a ajuda de um software de monitoramento e gerenciamento de resíduos

As empresas que possuem um bom sistema de monitoramento e gerenciamento do ciclo de vida do resíduo acabam conseguindo uma grande vantagem competitiva sobre as que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço de gestão. Isso porque, ao implantar um sistema como o MeuResíduo há a possibilidade de obter informações em tempo real, com evidências fotográficas, além de avisos sobre a rastreabilidade do resíduo. Desta forma, cria-se uma maneira de apoiar o monitoramento da logística reversa, conforme a legislação cobra.

É preciso ter mais responsabilidade quanto ao ciclo de vida dos produtos, adotando uma postura consciente sobre os resíduos que devem ser reutilizados. Com a implantação da logística reversa e de um sistema de monitoramento, a indústria profissionaliza os processos de descarte.

Você pode entrar em contato e conhecer outras funcionalidades do meuresíduo.

Fale com um de nossos consultores.

tekann@tekann.com.br