Login

Como simplificar a operação de coleta de resíduos em poucos passos

Lidar com a logística de coleta e transporte de resíduos envolve o acompanhamento de muitos processos, o que exige organização e planejamento dos responsáveis. Mesmo assim, eles podem se tornar mais simples com a utilização de sistemas especializados na gestão de resíduos.

A tecnologia é capaz de otimizar os processos e trazer mais agilidade e precisão para as coletas. Ela deve estar aliada a outros fatores, como garantir a rastreabilidade e fornecer transparência para os clientes.

Roteirização automática

Definir a rota de coleta dos resíduos é um quebra-cabeças, mas quando essa tarefa é automatizada, a rota é traçada de maneira estratégica e inteligente. Assim, todo o trajeto é realizado da maneira mais otimizada possível, fazendo com que o tempo de transporte seja o menor possível.

O meuResíduo gera o trajeto ideal com o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais, fazendo com que eles cheguem mais rápido nos clientes e ainda tenham tempo para fazer outras coletas adicionais ou agregar valor à empresa de outra forma. Ou seja, o sistema aumenta a produtividade da equipe.

Acompanhamento das coletas em tempo real

Através do app do meuResíduo, os coletores registram as informações de cada coleta, se foi realizada ou se houve um incidente, sendo possível a captura de evidências fotográficas, geolocalização e assinatura do cliente. O sistema web é automaticamente atualizado, enviando a informação para a empresa e, posteriormente o cliente também pode receber a notificação.

Emissão de MTR e Ficha de emergência

Gerar esses documentos de forma manual pode ser bastante trabalhoso, principalmente quando a empresa possui muitos clientes, além do risco de erros durante o preenchimento ser maior.

Para isso, um software de gestão de resíduos deve possuir a funcionalidade de gerar automaticamente os documentos obrigatórios para o transporte de resíduos. O MTR e a Ficha de emergência são documentos que devem acompanhar a carga, principalmente quando se trata de resíduos perigosos.

Controle para faturamento

Conforme as coletas vão sendo conferidas no sistema, é possível gerar o relatório para efetuar o faturamento ao cliente. O sistema analisa os dados do contrato de cada cliente e verifica se houve geração de resíduo excedente. Através de um click é emitido um relatório com o valor total a ser faturado e a cobrança pode ser efetuada através do ERP integrado ao meuResíduo.

A tecnologia se desenvolve a cada dia, por isso você precisa contar com uma ferramenta logística que acompanhe essa evolução. Essa ferramenta pode potencializar o desempenho de toda a organização, pois passa a constituir parte dos processos. Assim, é percebido um reflexo positivo nas operações, com redução de custos e retrabalhos.

Faça um teste

Compartilhe este Post: