Como reduzir custo da frota e ao mesmo tempo aumentar a produtividade nas coletas de resíduos

24 de Setembro de 2019

Como reduzir custo da frota e ao mesmo tempo aumentar a produtividade nas coletas de resíduos

Em tempos de crise econômica, mais exigente se torna o mercado e mais importante se torna aumentar a produtividade da frota nas transportadoras. Uma das melhores alternativas para vencer nesse cenário competitivo é investindo na gestão e no planejamento logístico dentro da empresa.

Para isso, é necessário que os gestores de transportadoras invistam em soluções eficientes para a gestão das rotas de coleta. Dessa maneira, será possível obter ótimos resultados como garantia de atendimento dos clientes no prazo, maior controle da operação, aumento da lucratividade da empresa e facilidade na tomada de decisões.

Uma tarefa fundamental que toda empresa que coleta e transporta resíduos deveria fazer é o planejamento de rotas, ou seja, agrupar todos os clientes que precisam ser atendidos num período específico, elencar qual veículo é o mais ideal para executar as coletas e ainda definir qual é o melhor trajeto a ser seguido pelo motorista.

Fazendo assim, ocorre uma grande redução de custos devido a menor quantidade de combustível gasta, menor custo de manutenção e a produtividade aumenta quando a coleta é feita de maneira segura e rápida.

No entanto, essa tarefa é quase impossível e demanda muito tempo quando executada de forma manual, podendo inclusive gerar atrasos, erros no planejamento e até mesmo o esquecimento de incluir um cliente numa rota.


Utilizar um software de gestão de rotas ajuda a aumentar a produtividade da frota

As atividades e procedimentos operacionais e de gestão de rotas e coletas podem ser feitas de forma muito mais rápida e eficiente com a ajuda de um software como o meuResíduo. No sistema é possível definir as melhores rotas, acompanhar quando deverá ser a coleta de cada cliente e visualizar como está o andamento das rotas em tempo real, com números e estatísticas precisos.

Ao contar com esse tipo de tecnologia, você consegue identificar exatamente como está o panorama da empresa:

  • Coletas realizadas;

  • Resíduos coletados;

  • Km percorrida para executar cada Rota;

  • Quanto deverá faturar para os clientes;

  • Visualizar o trajeto executado pelo motorista.

O software proporciona uma visão sistêmica de todos esses processos e, assim, é possível identificar e eliminar os gargalos, bem como evitar prejuízos e manter o controle de todas as coletas.

Com o software meuResíduo você poderá realizar uma gestão eficiente das suas rotas e clientes de maneira prática e simples. Isso pode ser um diferencial para quem deseja aumentar a produtividade da empresa e fornecer um serviço diferenciado ao cliente, garantindo transparência e rastreabilidade no processo de coleta.