Como profissionalizar a gestão de resíduos em empresas de serviço ambiental

04 de Maio de 2017

Como profissionalizar a gestão de resíduos em empresas de serviço ambiental

Gerenciar resíduos significa adotar um conjunto de ações, efetivas e sistemáticas, praticadas nas etapas de coleta, transporte, tratamento, destinação final e, principalmente, na legislação ambientalmente adequada.

Com um planejamento qualificado de gestão de resíduos é possível profissionalizar as empresas que prestam serviços ambientais, definindo com expertise diretrizes para as operações técnicas e administrativas, além de organizar e monitorar as informações de cada processo.

O meuResíduo é um app corporativo mobile que desempenha essa função de gestão das informações. Entre as suas funcionalidades está a capacidade de gestão remota dos dados, no qual as informações sobre as etapas dos processos podem ser disponibilizadas em tempo real para os setores responsáveis dentro da empresa e para as equipes de campo de coleta. Tornar essa informação remota com a ajuda de software gera um maior rendimento da produtividade de trabalho, porque a as equipes e o sistema trocam informações em tempo instantâneo.


Vantagens de usar um software de gerenciamento de resíduos em empresas de serviços ambientais


Gerenciar resíduos com a ajuda de um software é uma oportunidade de promover a organização eficiente das informações de separação e comercialização de materiais em desuso, evitar danos ambientais e de saúde pública, reduzir desperdícios e custos e, em consequência desses fatores citados, aumentar a produtividade e a lucratividade dos negócios sem deixar de contribuir para o desenvolvimento sustentável da organização dentro da sociedade.

Outra vantagem do meuResíduo é a possibilidade de gerenciar, monitorar e ter um comparativo de dados sobre as coletas de resíduos, capazes de identificar as deficiências de alguns processos da organização. A partir disso, é possível otimizar o desperdício de tempo e material: otimizando as planilhas de coleta, equipes de campo, equipamentos, logística de rotas e atualização no sistema das informações, na medida que os recolhimentos são efetuados.

Segundo a Lei 12.305/2010, entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Em outras palavras, o resíduo gerado é de responsabilidade do gerador, empresa de coleta aterro de destinação final. Diante desta informação, o meuResíduo oferece a funcionalidade de emissão de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo) para os órgãos ambientais fiscalizadores, além de notificações do status da coleta, enviadas via mensagem ou email para os clientes.


Quando a informação sobre os resíduos não é gerenciada de forma adequada, o que pode acontecer?


A falta do controle da informação para os órgãos fiscalizadores pode ter punições legais: é crime ambiental causar poluição ou danos em relação à saúde humana, fauna ou flora, com pena de reclusão de um a cinco anos se “ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos” (Art. 57, V, Lei nº 12.305/2010), além de outras possíveis penalidades civis e administrativas.

Não obter o controle dos dados também dificulta a relação com o cliente, o que pode fazer com que a empresa perca oportunidades de negócios. Outro problema é a organização interna da informação com planilhas de excel, por exemplo, que dificultam a compilação de dados, geração de relatórios e possuem um alto índice de erros de digitação.


Como profissionalizar o gerenciamento da informação de coleta resíduos?


Os processos operacionais que passam de um profissional para outro podem aumentar a chance de erros de digitação e percepção da tarefa. Pensando nisso, com os aplicativos de gestão, é possível ter maior controle sobre as tarefas e a responsabilidade de cada um, monitorando e verificando o índice de qualidade nos processos.

Ao adotar esse tipo de tecnologia, a empresa também tem acesso às informações em tempo real. Isso é uma ferramenta muito boa para planejar estratégias que visem à redução de custos, despesas e mão-de-obra. Além disso, com um aplicativo de gestão você terá como interpretar os dados, verificando os resultados e gerando relatórios sobre as tarefas.

A profissionalização na gestão de resíduos se dá a partir do uso da tecnologia em prol do planejamento da empresa e permite agilizar os processos operacionais e técnicos que envolvem informações, além de resolver os problemas de forma mais eficiente, garantindo maior produtividade e credibilidade para a organização.