Como otimizar o controle de fornecedores da gestão de resíduos

23 de Dezembro de 2019

Como otimizar o controle de fornecedores da gestão de resíduos

Uma gestão de fornecedores eficaz é fundamental para o sucesso da gestão de resíduos nas empresas. Primeiro porque muitas empresas se caracterizam por envolver uma complexa cadeia de fornecedores, cada um especializado no gerenciamento de determinado tipo de resíduo. Depois porque os fornecedores terceirizados afetam diretamente a responsabilidade ambiental das empresas que os contratam.

Isso porque no Brasil, todas as empresas envolvidas na gestão de resíduos tornam-se corresponsáveis perante a lei. Isso significa que contratar uma empresa terceirizada para o transporte e/ou destinação final não exime a geradora ou gerenciadora de possíveis penalidades.

Uma série de leis ambientais sobre fornecedores da área de resíduos estão relacionadas com a segurança no armazenamento, transporte, destinação ambientalmente correta e a otimização das operações envolvidas na gestão de resíduos. Por isso cumprir as leis ambientais é fator determinante para uma gestão de resíduos eficaz, além de reduzir o risco com não conformidades ou penalidades.

Trabalhar com fornecedores qualificados evita que os impactos negativos da má gestão denigram a imagem da empresa perante os clientes, tendo em vista que o mercado tem exigido cada vez mais ações em relação à gestão ambiental e a sustentabilidade.

Falhas na gestão de fornecedores podem causar uma série de prejuízos para as empresas e que, sem o devido controle, podem colocar em risco a imagem da empresa. Daí a importância de definir um procedimento eficiente para a avaliação e a gestão de fornecedores.

Para melhorar a gestão de fornecedores dentro das empresas, o uso de softwares como o meuResíduo pode ser um aliado. Com eles é possível obter o controle total de todas as etapas de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word e além disso, controlar os documentos e licenças às quais os fornecedores estão submetidos.

Através de alertas que o sistema emite o gestor pode acompanhar as validades das licenças e até mesmo ser notificado quando um fornecedor não está apto para gerenciar algum resíduo, com isso evita-se o risco de enviar um resíduo para uma empresa que não possui autorização para seu gerenciamento ambientalmente correto. Além disso o software permite o registro e o arquivamento de comprovantes e documentos referentes ao transporte e a destinação final dos resíduos.