Como melhorar a logística de coleta de resíduos da sua empresa

20 de Agosto de 2019

Como melhorar a logística de coleta de resíduos da sua empresa

Antes de mais nada é importante frisar que a coleta é um fator crucial para o sucesso, ou fracasso, de uma empresa coletora de resíduos, por isso, se tornou necessário otimizar também este processo, sem que se perca o foco na qualidade do serviço. A partir daí surge a necessidade de tomar algumas ações que aumentam a eficiência do serviço como escolher os melhores trajetos, otimizar várias coletas em uma única rota e saber a demanda de cada cliente que compõe a rota.

Realizar o planejamento e elaboração de rotas é um processo que exige tempo e costuma ser complexo, principalmente quando existem muitos pontos de coleta na mesma rota para coletar, sendo cada um com frequências de coleta distintas. Nos casos em que esta gestão é realizada manualmente torna-se quase impossível obter o controle total da operação e resultados satisfatórios.

O uso de recursos tecnológicos já é uma realidade no ambiente corporativo. Na gestão de empresas de coletas de resíduos, a adoção dessas ferramentas é grande aliada do negócio, visto que o volume de informações e a quantidade de etapas na cadeia de gestão de resíduos são muitos e exigem rastreabilidade do início ao fim do processo.

O meuResíduo é uma ferramenta tecnológica que permite às empresas de coleta de resíduos gerenciarem todas as rotas de coleta, bem como controlar os prazos e dias em que cada cliente deve receber sua coleta.

Cada rota pode ser otimizada através da ferramenta de forma que o motorista receba o itinerário com os clientes já na ordem em que deve realizar as coletas. Reduzindo assim, o tempo de deslocamento entre um cliente e outro e levando à redução de custos com a melhoria na logística, utilizando os melhores trajetos.

Além disso, a ferramenta mantém toda a rastreabilidade dos resíduos, desde o momento da coleta até a destinação final do mesmo, permitindo ao cliente ter acesso e receber informações em tempo real, incluindo evidências fotográficas, coordenadas de GPS e assinatura do responsável pelo acompanhamento da coleta.