Como melhorar a gestão dos resíduos de sua empresa?

28 de Janeiro de 2020

Como melhorar a gestão dos resíduos de sua empresa?

A gestão dos resíduos envolve desafios que diz respeito à forma de coleta, armazenamento, identificação e destinação. É necessário verificar a melhor forma de realizar essas atividades de acordo com a classificação do resíduo, pois cada tipo de resíduo possui uma necessidade específica.

Pensando nisso, o uso da tecnologia é uma grande aliada das empresas para automatizar processos de gestão de resíduos e reduzir custos. Com a automatização o monitoramento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada, aumentando a agilidade dos processos, a rastreabilidade e a segurança das informações para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

A plataforma digital meuResíduo, é um exemplo de tecnologia que garante o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, que vai desde a geração até à destinação/disposição final. O principal intuito do software é promover a gestão, possibilitando às organizações eliminarem as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word, e fazer a gestão completa em uma única ferramenta, totalmente online.

Dentre os principais benefícios destacam-se:

§ Gestão de resíduos mais eficaz;

§Monitoramento da quantidade de resíduos armazenados, transportados e destinados;

§Controle de licenças e documentos dos fornecedores;

§Gestão de condicionantes com alertas de vencimento;

§Geração automática do Manifesto de Transporte do Resíduo, Envelope e Ficha de Emergência;

§Estabelecimento e acompanhamento das metas da gestão de resíduos;

§Relatórios para órgãos ambientais e auditorias;

§Indicadores e gráficos gerenciais.

Com isso, é possível analisar se a empresa está tendo uma gestão eficiente e propor melhorias na operação, assim como gradativamente caminhar em direção à não geração de resíduos, de acordo com as prioridades da legislação.