Como evitar autuações ambientais na sua empresa?

06 de Agosto de 2019

Como evitar autuações ambientais na sua empresa?

A penalidade por descumprimento da legislação ambiental pode levar a grandes prejuízos nos negócios. Por este motivo, a preocupação com o meio ambiente se tornou ponto central nas estratégias empresariais. Atender às normas estabelecidas pelos órgãos ambientais vai além do cuidado com a imagem da marca, é assegurar uma conduta empresarial correta e evitar tais penalidades. As multas previstas na Lei de Crimes Ambientais podem chegar a R$ 50 milhões e a punição só será extinta caso se comprove a recuperação do dano ambiental, o que também pode custar valores altíssimos.
Mantenha em dia o licenciamento ambiental
O licenciamento ambiental é obrigatório a todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação destes empreendimentos e/ou atividades. Manter os prazos das licenças sempre em dia e cumprir com as condicionantes ambientais é uma das principais ações para evitar autuações.
Contrate fornecedores qualificados
A legislação estabelece que mesmo quando todo o trabalho de descarte ou tratamento de resíduos seja terceirizado, sua empresa será responsabilizada caso haja ações inadequadas. Por isso, é fundamental trabalhar com fornecedores que estão com a documentação em dia junto aos órgãos de licenciamento ambiental.
Tenha sempre os Certificados de Destinação Final e a via do MTR
Exija sempre receber do seu fornecedor o certificado que atesta o tratamento e a destinação final dada aos resíduos que sua empresa destinou. O mesmo serve para o MTR que deve estar carimbado e assinado pela empresa responsável pelo transporte e pela responsável pela destinação final. Esses documentos devem ficar arquivados, pois em caso de fiscalização eles costumam ser solicitados para fins de comprovação de descarte correto de resíduos.
Controle dos aspectos e impactos ambientais
Ter o controle e saber identificar a relação de cada impacto ambiental gerado com a produção e o uso de recursos naturais pela empresa é importante para ir em busca de medidas que evitam a geração de passivos ambientais.
Conscientização dos colaboradores
São os funcionários da empresa que devem verificar os aspectos ambientais da organização. Sendo assim, conscientizá-los sobre gestão de sustentabilidade e capacitá-los é uma medida de suma importância, de forma que os mesmos possam entender a relação entre empresa x meio ambiente.