Como controlar a validade de licenças e CADRI’s no meuResíduo

17 de Setembro de 2019

Como controlar a validade de licenças e CADRI’s no meuResíduo

Sabemos que o dia a dia das empresas está cada vez mais corrido, são muitas tarefas que os gestores precisam gerenciar, que vão desde a gestão dos processos, atendimento às legislações pertinentes ao negócio, bem como as normas e leis relacionadas à gestão ambiental da empresa.
Para facilitar o controle da validade de licenças e CADRI’s o software meuResíduo pode ser um importante aliado. Através do software as empresas conseguem realizar toda a gestão de resíduos eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word, além de controlar os prazos de licenças, condicionantes, alvarás e CADRI’s da empresa ou de clientes por meio de alertas.
Desta forma, você não perderá mais prazos e estará evitando multas, desorganização de documentos, interdições e, em casos extremos, paralisações das atividades.
Com o sistema é possível que você:
· Visualize o que já cumpriu e que precisa cumprir para manutenção das licenças;
· Gerencie informações de licenças ambientais, certidões e demais documentos oficiais da empresa ou de seus Clientes;
· Receba notificações e avisos de vencimento por e-mail;
· Acompanhe as informações relevantes e alertas importantes em uma única tela. Através do Calendário na Tela Inicial você obtém uma visão precisa do que falta cumprir e do que já foi cumprido;
· Organize com antecedência a documentação e as condicionantes das licenças ambientais;
· Receba alertas quando os CADRI’s estão próximos de vencer;
· Seja notificado quando os CADRI’s estão atingindo sua capacidade limite.

O QUE É CADRI?
O CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é um documento emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.
Os tipos de resíduos que exigem o CADRI, que correspondem aos resíduos de interesse ambiental, encontram-se divididos em duas classes:
· Resíduos Classe I – Perigosos: Apresentam risco à saúde pública ou ao ambiente, com características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
· Resíduos Classe II A – Não Inertes: Podem ter propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes.

IMPORTÂNCIA DO CADRI

Se o CADRI não for feito corretamente, ou seja, se algum dos passos para sua retirada não for cumprido ou, se após a sua aquisição ele vencer ou ultrapassar o volume estimado, a empresa poderá sofrer diversas penalidades e multas que podem chegar a R$ 50 milhões e até mesmo a perda do alvará de funcionamento.

Sendo assim, percebe-se a importância de contar com um software online para auxiliar as empresas no controle da validade de licenças e CADRI`s. Além de otimizar a gestão de resíduos, atendendo às legislações vigentes, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, eliminando o risco de multas, não conformidades e trabalhos manuais através de planilhas e papéis.