Como a geração em alto volume de resíduos sólidos impacta na vida das próximas gerações

29 de Agosto de 2019

Como a geração em alto volume de resíduos sólidos impacta na vida das próximas gerações

A quantidade de lixo gerado diariamente no mundo é um dos mais sérios problemas da sociedade atual. A mudança da cultura de subsistência para a cultura intensiva e industrial, aliada ao aumento da expectativa de vida das populações e à explosão demográfica, intensificou de forma descontrolada o consumo de produtos.
Dados preocupantes revelados pela ONU em 2018 revelaram que 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. Para acomodar os 7,6 bilhões de moradores do mundo, suprir o uso de recursos e absorver o lixo gerado, seria necessário 70% de outro planeta Terra.
Segundo o estudo lançado pelo WWF neste ano, somente o volume de plástico que vai parar nos oceanos anualmente é de cerca de 10 milhões de toneladas. Se seguir este ritmo, estima-se que até 2030 serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico para cada quilômetro quadrado (km2).
A principal solução para tentar reduzir a grande quantidade de resíduo gerado pela sociedade está na conscientização ambiental e no estabelecimento de políticas públicas capazes de incentivar, regulamentar, fiscalizar, punir e educar a população a respeito das condutas corretas no que diz respeito ao trato e descarte de resíduos.
No Brasil, por exemplo, a legislação já estimula os municípios a adotar a coleta seletiva e destaca que os municípios devem priorizar a participação dos catadores de materiais recicláveis e as ações de educação ambiental. Com isso, é possível aumentar o índice de coleta seletiva e de reciclagem, e reduzir a quantidade de resíduos despejados nos aterros sanitários.
Além disso, ações simples como a separação do lixo orgânico dos recicláveis, o encaminhamento de materiais para a reciclagem e o uso de embalagens retornáveis são fundamentais para minimizar a produção de lixo e combater os impactos ambientais oriundos do acúmulo de resíduos.