A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

12 de Abril de 2019

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas é um processo de administração que tem ênfase na sustentabilidade, ou seja, resolver as questões de caráter ambiental ou prevenir possíveis consequências negativas aos processos produtivos das empresas.

A formulação do SGA consiste num processo interativo e contínuo, onde a estrutura, responsabilidade, práticas, procedimentos, processos e recursos para sua implementação podem ser coordenados em conjunto com o auxílio de outras áreas administrativas.

O SGA determina como as organizações deverão realizar a gestão de meio ambiente, os indicadores que precisarão ser monitorados, a forma como os processos afetarão o meio ambiente, entre outros.

A série de normas ISO 14000 estabelecem requisitos para as organizações que desejam obter um SGA e que buscam uma certificação, e com isso reduzirem os danos que suas atividades causam no meio ambiente.

A ISO 14001 é uma norma internacional e responsável por regulamentar o SGA. Ela estabelece requisitos de implementação e operação. Engana-se quem pensa que um SGA só é aplicável em grandes organizações, pelo contrário, qualquer empresa pode implantar o seu sistema de Gestão Ambiental e obter uma certificação.

Além das empresas obterem melhores oportunidades de negócios ao adotar um SGA, outros benefícios podem ser destacados como:

  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Redução de riscos e acidentes ambientais;
  • Melhoria na administração de recursos energéticos e materiais;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Competitividade internacional;
  • Possibilidade de obter melhores financiamentos.

O SGA promove revisões do processo produtivo e sua relação com o meio ambiente, social e econômico, identificando as atividades poluidoras, desperdício de matéria-prima e energia e organiza uma sistemática de monitoramento do Sistema.

A implantação do SGA é o primeiro passo das empresas em busca do desenvolvimento sustentável, convergindo seus interesses técnicos, econômicos e comerciais à redução dos impactos ambientais causados por suas atividades. Alcançando, assim, seu principal objetivo que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.