A IMPORTÂNCIA DO REAPROVEITAMENTO DE INSUMOS EM INDÚSTRIAS

14 de Março de 2019

A IMPORTÂNCIA DO REAPROVEITAMENTO DE INSUMOS EM INDÚSTRIAS

A questão ambiental tem ganhado destaque cada vez maior dentro de indústrias dos mais diversos segmentos principalmente devido à influência de três frentes que interagem de forma simultânea: o governo, a sociedade e o mercado.

Ser uma empresa ambientalmente responsável nos dias de hoje vai além de somente cumprir com as obrigações legais. É preciso estar atento à novas tecnologias que visam uma produção mais limpa, adotar medidas de forma a minimizar cada vez mais os impactos ambientais, além de adaptar-se às novas necessidades mercadológicas e ambientais.

A otimização de processos e o reaproveitamento dos insumos são técnicas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais. Existem diversos materiais que podem ter sua vida útil estendida através da reutilização, entre eles: o aço, cobre, papel, plástico, borracha, madeira, alumínio, vidro, metais e até mesmo a água pode ser reutilizada para o resfriamento de máquinas.

São vários os benefícios que tanto as empresas quanto o meio ambiente ganham a partir da reutilização de materiais. Vejamos alguns deles:

  • Redução de custos com aquisição de novas matérias-primas;
  • Geração de receita a partir da venda de resíduos;
  • Redução de custo com transporte e destinação de resíduos;
  • Economia dos recursos naturais;
  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Preservação do meio ambiente.

Entretanto, é importante que cada empresa identifique todos os materiais utilizados que tenham potencial de reutilização e analise os atuais níveis de desperdício, ou seja, o que acaba sendo descartado como resíduo.

Para isso, contar com um software que oferece com precisão os números relativos à geração, coleta e destinação de resíduos é importante para a tomada de decisões e criações de planos para minimizar a geração dos resíduos e gerenciar os gerados de forma mais sustentável.