A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS DE RESÍDUOS GERADOS POR SETOR

03 de Julho de 2018

A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS DE RESÍDUOS GERADOS POR SETOR

Muitas empresas encontram dificuldades em quantificar os resíduos gerados por setor produtivo, porém em virtude de haver diferentes processos nas atividades das organizações a quantidade mensal de produção de resíduos e desperdícios varia de um setor para outro e ter esses resultados é de fundamental importância para as organizações.

Possuir os indicadores de geração de resíduos por setor é o ponto de partida para a elaboração de planos de ação e para a tomada de decisões, pois através dos resultados é possível estabelecer medidas de redução, melhorar o processo produtivo e realizar o correto gerenciamento dos resíduos. Além disso, é possível obter a redução de custos através do reaproveitamento, da venda de resíduos e aumento da reciclagem, bem como melhorar o desempenho ambiental da organização.

Para auxiliar as empresas a realizarem seus controles de geração de resíduos por setor, existem ferramentas tecnológicas como o meuResíduo, que é um software online voltado para o gerenciamento de resíduos. Com o meuResíduo as empresas poderão lançar suas entradas de resíduos de acordo com a fonte que os gerou, emitir relatórios personalizados de acordo com cada fonte geradora e visualizar os dashboards, em forma de gráficos, na tela inicial do sistema com a quantidade de resíduo gerado por fonte geradora da empresa.