A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

21 de Maio de 2019

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Na gestão de resíduos, empresas geradoras e fornecedoras devem trabalhar alinhadas em busca das melhores alternativas para gerir os resíduos, visto que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12305/2010, tem como um de seus princípios fundamentais a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Sendo assim, quando os geradores optam por terceirizar o gerenciamento dos seus resíduos é fundamental que estabeleçam uma política de qualificação e avaliação de fornecedores.

A auditoria e a qualificação de fornecedores são formas interessantes que as empresas geradoras podem usar para evitarem problemas futuros, pois mesmo não sendo a responsável direta pelo gerenciamento dos resíduos, a geradora pode ser responsabilizada e punida por qualquer dano ao meio ambiente ou à saúde humana causado por seus fornecedores.

É importante que o fornecedor seja qualificado antes do início dos serviços, para isso, cabe à geradora analisar os requisitos legais aos quais estão sujeitos o seu fornecedor.

Sua empresa deve solicitar toda documentação do fornecedor de forma a garantir a execução das atividades de acordo com os requisitos legais, como licença ambiental, registros, dados cadastrais e certificações. O uso de questionários de auto avaliação também podem ser utilizados durante a fase de qualificação dos fornecedores.

Realizar uma auditoria presencial no fornecedor é de suma importância, pois é durante a visita que se pode detectar possíveis problemas que não seriam percebidos só com a análise documental. Por exemplo, avaliar se os colaboradores do fornecedor utilizam os EPIs necessários durante a execução das atividades e se o mesmo cumpre com a legislação trabalhista.

Contar com fornecedores qualificados para realizar os serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos gerados por sua empresa é essencial para a imagem do seu empreendimento.

Para isso existem ferramentas, como o meuResíduo, onde as empresas geradoras podem controlar os prazos das licenças ambientais, condicionantes e registros dos fornecedores, receber alertas caso um fornecedor não esteja apto para realizar o transporte ou receber algum tipo de resíduo gerado por sua empresa, além disso o software permite o registro e o arquivamento de comprovantes e documentos referentes ao transporte e a destinação final dos resíduos.