3 razões para começar a usar ferramentas de apoio na gestão de coleta de resíduos

03 de Fevereiro de 2017

3 razões para começar a usar ferramentas de apoio na gestão de coleta de resíduos

Estamos vivendo um período de transformação nos negócios, no qual fatores como, novas exigências dos mercados consumidores, demandas da sociedade, aumento da competitividade e evolução tecnológica, tem exigido mudanças significativas no modo de gerir as organizações.
Um segmento que tem recebido mais atenção é a preocupação com a sustentabilidade e com a geração de resíduos sólidos. Os efeitos climáticos são o relógio bomba, para transformações e novos hábitos sobre o assunto.
A tecnologia é uma aliada nesse processo. O gerenciamento e coleta de resíduos é muito complexo e envolve diversas esferas legislativas, organizacionais, operacionais e administrativas. Automatizar as atividades pode trazer benefícios, para a produtividade e segurança da empresa e para a preservação sem riscos dos recursos naturais.
A seguir, 3 ótimas razões para começar a despender tempo e investimento em ferramentas e aplicativos móveis capazes de auxiliar na gestão das suas informações:

1. Rastreabilidade
Através dos registros e organização de informações em um aplicativo móvel é possível acompanhar todo o processo desde a coleta até o seu destino final. Esse acompanhamento é capaz de garantir a segurança da retirada até a destinação final do resíduo. É por meio da rastreabilidade que é possível organizar de maneira otimizada as rotas que precisam ser executadas, mapear locais e tipos de resíduos a serem coletados e ter a geolocalização dos pontos de coleta e clientes. A preocupação em calcular a logística manualmente e os erros que esse cálculo pode acarretar, desaparecem e dão lugar a informação traçada de forma automatizada e segura.

2. Transparência nas informações
Otimizar o mapeamento das rotas e gerenciar as informações a serem coletadas pelas equipes de campo com a ajuda de um aplicativo móvel é a melhor maneira de obter transparência nos dados e ter a possibilidade de acompanhar todos os processos em tempo real. Uma ferramenta que apoia as empresas na gestão das informações de resíduos coletados, através do gerenciamento das informações, passa a ser um investimento de gestão, tendo em mãos o controle total dos processos burocráticos, desde a coleta até a destinação final dos resíduos.

3. Controle dos processos
Funcionalidades específicas para a gestão do ciclo de vida de um resíduo são o diferencial na busca pela ferramenta certa de logística de coleta de resíduos. Com essas funções é possível ter eficiência na rastreabilidade e visibilidade das coletas. É possível também eliminar controles manuais, garantir qualidade e agilidade da informação, além do aumento da eficiência do trabalho dos motoristas e funcionários e a transparência entre a empresa e seus clientes. Com uma ferramenta funcional, digital e móvel existe a possibilidade de acessar as rotas de coleta, acompanhar o cadastro dos clientes e materiais a serem recolhidos, validar as informações com fotos e gerar emissão de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo), além de obter relatórios completos de cada parte do processo.

A soma desses 3 motivos resulta em produtividade.
O uso de ferramentas para gestão de informações e coleta de resíduos é uma iniciativa que gera mais do que aumento de produtividade e controle organizacional para sua empresa, garante a legislação em dia da documentação e a credibilidade com os parceiros aumenta, pela clareza das informações.
Atitudes relacionadas à destinação correta e responsabilidade com os resíduos gerados participa do engajamento em alertar e ajudar a preservar o meio ambiente e todos os recursos naturais que são tão importantes para a sociedade.

Não deixe de fazer a sua parte!